O resgato de Luiz Gonzaga como cantor e objeto de
estudo se desenvolvem em paralelo com a chegada do ENEM e certo desleixo com a
cultura enquanto regionalidade obvia consequência de um processo de homogeneização
e generalização que o ENEM enquanto avaliação propõe.
A
Cultura Nordestina vem sendo gradativamente degradada e suprimida do patrimônio
brasileiro, pois a maciça maioria dos jovens desconhece a sua própria história
e o valor desta em sua existência.
Nesse
momento, em meio a uma desvalorização do regionalismo se forma um movimento no
mínimo inaudito que se impõe como um resgate da figura de Luiz Gonzaga como
objeto de estudo dentro do próprio ENEM.
A
discografia de Gonzaga vem sendo constantemente usada como base para a
formulação de questões em que a interpretação e o senso crítico para analisar
músicas em que antes apenas o ritmo era valorizado pela maioria é essencial,
pois por meio delas o artista canta uma perspectiva do Nordeste fora da visão
mais que parcial dos seus degradadores. Por: Gabriel Santos.
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